
Literacia Financeira
Porque é necessária?
A literacia financeira faz parte do nosso quotidiano e desempenha um papel determinante não só para uma economia mais saudável, como para uma sociedade mais informada do impacto das suas decisões financeiras.
Seja na gestão do orçamento familiar, na poupança, nos investimentos, no crédito ou no consumo.
Como desenvolver
Para desenvolvê-la é necessário obter boas bases de literacia financeira requer sobretudo um investimento do seu tempo para ter acesso à informação necessária e manter-se atualizado.
Situação atual
Portugal ocupava em 2020 a última posição do ranking de literacia financeira dos 19 países da zona euro, segundo um gráfico do artigo “A comunicação do BCE com o público em geral”, publicado hoje pelo Banco Central Europeu (BCE).

O que é a Literacia Financeira?


A literacia financeira está relacionada com a forma como lidamos com as finanças no nosso dia a dia. Esta competência não diz respeito apenas ao controlo dos gastos, visto que envolve também a elaboração do orçamento familiar, investimentos e aplicações, isto é, tudo que nos pode proporcionar estabilidade financeira no presente e no futuro.
Quando surgiu a Literacia Financeira?
A International Network on Financial Education foi criada, em 2008, para promover princípios e boas práticas de formação financeira.
